top of page

Soluções e áreas de atuação de consultoria

Linha azul sentier
Áreas de atuação de consultoria
Áreas de atuação de consultoria

A larga experiência técnica e a vivência prática do consultor-instrutor nas suas áreas de atuação serão a sustentação para o seu propósito de geração de valor aos clientes. As soluções propostas consistem na assessoria conceitual e técnica para implantações e estruturações do processo interno de geração de informações para gestão, bem como em projetos de implantações de sistemas para as respectivas áreas. O consultor-instrutor atuará na capacitação da equipe a ser designada para as atividades com conceitos do modelo gerencial e geração das informações.

Segue as áreas de atuação e um conjunto de frentes de trabalhos de consultoria a serem executados pelo consultor-instrutor.

​ALM - Assets-Liabilities Management

A unidade ALM nas instituições financeiras exerce um papel central e essencial na gestão integrada dos ativos e passivos, atuando como uma entidade centralizada no gerenciamento dos atributos da estrutura do balanço e dos fluxos de recursos financeiros para as demais unidades do negócio. Nas instituições de grande porte, a unidade ALM consiste em uma área corporativa e nas de médio e pequeno porte, em geral, consiste numa equipe, tipo uma “célula pensante”, com a missão de organizar as informações, análises e debates acerca do tema. O profissional desta área, de perfil bem técnico, além de atuar nas análises de tendências e cenários de mercado, deve ter atuação com uma visão mais abrangente nas análises das posições dos gaps de balanço, custos, precificações, gerenciamento da liquidez, originação da margem financeira, bem como a organização das informações ao ALCO. Para tanto, será necessária uma forte interação com as áreas de Riscos, Controladoria, Planejamento e Contabilidade.

O processo ALM permite aos gestores ter uma visão expandida e abrangente das posições e eventos na margem financeira, muito além do apresentado nos demonstrativos contábeis.

A proposta de solução gerencial da consultoria tem como objetivo estruturar um processo de montagem de reportes para subsidiar decisões na unidade ALM e comitê de gestão dos ativos e passivos (ALCO), permitir a análise e compreensão das posições, gaps, resultados, cenários e precificações.

A solução considera a interação dos principais temas na gestão dos ativos e passivos:

ALM / ALCO. Informações, Análises, Debates, Decisões.

Atividades da consultoria:

  • Gestão do balanço ALM (U&F) e gap de prazos (funding gap);

  • Gestão da exposição da taxa de juros e moedas no banking book (sensi / gap risk analysis);

  • Processo de monitoramento, controle, metodologias e projeção da liquidez;

  • Modelagem de precificação interna do funding (FTP) para áreas comerciais;

  • Gerenciamento da margem financeira: comercial x ALM x capital;

  • Suporte na estruturação do Comitê de Gestão dos Ativos e Passivos (ALCO).

Segundo um CEO de um case: “Assis, esse seu trabalho é abrangente, técnico e tudo integrado. A gente conhece melhor o nosso banco e consegue ver coisas que não conseguia ver antes. O ALM é tipo uma engrenagem que conecta todos os componentes para entender todo funcionamento da estrutura dos negócios.”

​Controladoria

A implantação da Controladoria em instituições financeiras deve estar fundamentada no processo de ALM, assegurando que os modelos conceituais sejam coerentes na apuração dos resultados das unidades gerenciais.

Entre suas principais atribuições, destaca-se a apuração do resultado gerencial de unidades, produtos, livros e capital. Esses resultados servem de base para avaliar a performance de gestores e áreas de negócios, apoiando análises, compreensão dos indicadores e tomada de decisão. A Controladoria deve elaborar demonstrativos que conciliem os resultados gerenciais com o DRE contábil. O modelo a seguir apresenta a visão matricial entre resultados gerenciais e contábeis.

A proposta de implantação contempla duas fases. Na primeira, utiliza-se solução em planilhas, com recepção de bases de dados, cálculos e relatórios. Essa etapa é essencial para ajustar o modelo conceitual às particularidades do negócio. Na segunda fase, após a definição de critérios e reportes, torna-se viável desenvolver um sistema de informações gerenciais (MIS), substituindo as planilhas por uma solução sistêmica integrada.

quadro-matriz.png

Principais atividades da consultoria na estruturação da Controladoria:

  • Implementação do modelo conceitual de apuração de resultados gerenciais por unidade, produto, livro e capital.

  • Apoio à construção do sistema de informações gerenciais (MIS) e conciliação com a contabilidade.

  • Estruturação de reportes gerenciais direcionados a gestores de negócios, ALM, Tesouraria e Administração.

MIS – Management Information System

Um sistema gerencial deve ser inserido no conceito do business intelligence para a governança corporativa, onde considera a existência de ferramentas de extração de dados das transações e eventos, transformando-os em informações gerenciais a serem utilizadas nos processos de análises e suporte para a tomada de decisões.

O MIS, em conjunto com a área de Tecnologia da Informação, deve ser voltado ao controle das operações e apuração dos resultados gerenciais dos negócios. Por trás de uma informação de qualidade para a gestão, há um sistema de informações gerenciais íntegro e bem estruturado.

Uma arquitetura mais convencional de informações considera a recepção dos eventos (input), transformação em informações gerenciais até a disponibilização aos usuários (output):

Management Information System

Atividades de consultoria:

  • Suporte na estruturação de um sistema gerencial (MIS), considerando modelo conceitual, análise da extração de dados, definição de critérios de cálculos e montagem de reportes gerenciais aos negócios e administração.

​De forma geral, os objetivos do trabalho de consultoria consistem em:

  • Estruturar um processo gerencial de montagem de reportes para subsidiar a gestão e decisões de negócios;

  • Permitir a compreensão e análise das posições, gaps, resultados, cenários e precificações;

  • Capacitar a equipe a ser designada para as atividades com conceitos e critérios do processo gerencial;

  • Gerar informações e temas para análises, estimular debates e subsidiar decisões no comitês executivos.

©2023 por Arco W.

bottom of page